Páginas

sábado, 28 de novembro de 2015

IMCG realiza hoje feira com invenções feitas de lixo eletrônico e materiais recicláveis

O IMCG (Instituto Mirim de Campo Grande) abriu na manhã de hoje (27) a 3ª Feira do Empreendedor Mirim, com a presença de diversos visitantes e do secretário de Governo Paulo Pedra, representando o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, que apoia o evento. A feira segue até as 18 horas, na Unidade Centro do IMCG, na Rua Anhanduí, nº 294. Para o ingresso, o participante deve levar um brinquedo para doação. No fim do dia, haverá premiação dos três melhores trabalhos expostos.

A presidente do Instituto Mirim e primeira-dama de Campo Grande, Mirian Gonçalves, conheceu todos os 38 trabalhos realizados pelos adolescentes e parabenizou cada um pelo empenho na tarefa de criar produtos inovadores, a partir de lixo eletrônico e materiais recicláveis. “Realizamos este evento, porque queremos que os adolescentes sejam encaminhados para o mercado de trabalho, mas também tenham uma visão empreendedora para o futuro. Os alunos do Instituto Mirim estão preparados para ter uma atitude responsável e pró-ativa diante das questões ambientais”, disse a primeira-dama.

O secretário Paulo Pedra parabenizou os adolescentes e as ações do instituto, no sentido de estimular o espírito empreendedor, que abre portas no mercado de trabalho. “É através desse trabalho que vemos aqui, com foco no empreendedorismo, que se constrói a cidadania”, destacou.

A feira apresentou 38 produtos feitos por 600 adolescentes, duas unidades que o instituto mantém em Campo Grande. Segundo a professora Roseneide Gama Darui, a exposição é resultado de muita dedicação dos mirins. 

“Além do empreendedorismo, nós trabalhamos aqui a tecnologia que se aproxima muito do cotidiano das empresas. Com o passo a passo, os mirins perceberam que criar um plano de negócio exige determinação e organização. Assim, eles já vão para o mercado de trabalho tendo uma pré-noção da prática diária e algumas responsabilidades que devem ter nas empresas”, comentou a professora.

Prestigiaram a abertura da feira, a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio, Dharleng Campos de Oliveira e a secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Leide Pedroso, Secretária da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados Ritva Vieira. Representando, a secretária Municipal de Educação, esteve na solenidade de abertura a assessora Marilene Vilalba.

Inovação
 – A exposição tem diversos móveis e itens para casa, que enchem os olhos pelas cores e pelo design. Eles foram feitos com materiais coletados pelo instituto, segundo a coordenadora pedagógica, Renata Sant’Ana.

“Fazemos coleta permanente do lixo eletrônico nas duas unidades do instituto foi quando surgiu a ideia para o tema da terceira edição da feira, aproveitando tudo o que já foi doado e isso deu muito certo. Eles criaram produtos inovadores e aparelhos eletrônicos que têm alto valor de mercado”, contou a coordenadora. A coleta é feita na Unidade Centro e também na Unidade Carandá do IMCG, que fica na Rua Usi Tomi, nº 501, no Bairro Carandá Bosque. 

Entre os produtos, há uma mini geladeira e um mini liquidificador, feitos inteiramente com peças de computadores e recicláveis. Os mirins criaram ainda um videogame com software livre, feito com peças de vários computadores, além de uma treliça inteligente com três lugares, que tem som e carrega celular.

Uma das turmas criou um comedor e bebedouro pet para cães e gatos, reaproveitando um bebedouro convencional, que já estava descartado. Com madeira e peças de computador, uma equipe produziu uma mesa de Air Hockey, em que dois rebatem um disco sobre a mesa para marcar pontos.

Local do evento: Unidade Centro do IMCG, na rua Anhanduí, nº 294, Centro. Horário: 9h às 18h. Entrada: um brinquedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário