

Em 2013, jovens de todo os cantos do país comemoram a aprovação do Estatuto da Juventude, que entre outras atribuições, tem por finalidade regulamentar os direitos e tornar prerrogativa do Estado a implementação de políticas públicas específicas para o segmento. Em Campo Grande, a juventude tem motivos a mais para comemorar, como a extensão do passe livre para estudantes dos cursos técnicos e a criação da Secretaria Municipal da Juventude, que será implantada pela nova gestão municipal. E, para celebrar essas conquistas, na semana em que se comemora o Dia do Estudante, o Conselho Municipal da Juventude, em parceria com a Prefeitura Municipal organizou uma grande festa na última sexta-feira (16), no bairro Guanandy.
Para o prefeito Alcides Bernal (PP), a juventude é uma das prioridades de sua gestão, já que é a indutora do desenvolvimento. “Nos últimos tempos assistimos milhares de jovens darem as mãos e irem para as ruas protestarem contra o que está errado. Com toda a energia que essa juventude tem, ela deseja mudança e começa a fazer alguma coisa para que isso aconteça. Nossa administração não deixará qualquer cidadão fora de suas políticas. Não é de hoje que a defesa dos interesses dos jovens vem requerendo do Poder Público atenção e ações efetivas para satisfazer suas demandas. Queremos mudar isso. Para tanto criamos a Secretaria da Juventude”, destaca.
Na opinião do presidente do Conselho Municipal da Juventude, Juliano Gogosz, a nova secretaria dará mais força para os movimentos estudantis. “Os estudantes tiveram muitas conquistas nos últimos anos e, neste ano em especial, com a criação da Secretaria da Juventude e a extensão da gratuidade da tarifa do transporte público coletivo para os cursos técnicos, ambas as ações da administração do prefeito Alcides Bernal, que teve a sensibilidade para entender que o segmento precisa de um tratamento diferenciado”, destacou.
O presidente da União Campo-grandense de Estudantes – UCE, Jonathan Malaquias, que participou do evento na sexta-feira ao lado do prefeito, lembrou das conquistas obtidas até agora. “Em 2013 completamos 20 anos da criação do passe do estudante, benefício esse que sem dúvida foi conquistado depois de muito esforço e luta. O estatuto da juventude é outra conquista, que faz com que os direitos já previstos em lei, como educação, trabalho, saúde e cultura, sejam aprofundados para atender às necessidades específicas dos jovens. Mas neste ano os movimentos estudantis começam a ficar mais motivados, ao perceber a vontade do prefeito Bernal, que em pouco tempo já conseguiu provar que não iremos ficar de fora de sua administração”, disse Malaquias.
Sobre o novo rumo para a educação na Capital, o diretor da Escola Municipal Plinio Mendes dos Santos, Osvaldo Alves Pinto ressalta que a rede municipal está confiante de que a atual administração será um novo momento para a educação em Campo Grande. “Estamos de braços abertos para receber as mudanças e receptivos a elas, pois a educação, assim como os demais setores deve avançar e acompanhar o pleno desenvolvimento. Já percebemos que o prefeito Alcides Bernal chegou com uma proposta diferenciada e estamos esperançosos de que possamos avançar principalmente em tudo o que há anos esperamos melhorar. Lamentamos as tristes notícias que circulam por aí, e informações mentirosas, principalmente quando dizem que está faltando isso ou aquilo nas escolas da Reme, como por exemplo a merenda. Somos prova de que nunca os alunos ficaram sem alimentação neste ano. Não dá para entender como publicam esse tipo de mentira. Além de oferecermos a merenda regularmente, podemos garantir que ela é a da melhor qualidade. Nossos alunos estão muito bem assistidos e por meio dos pais conseguimos enxergar tudo isso, pois eles nos relatam e falam de suas satisfações para com a educação que oferecemos”, desabafa o educador.
A festa
O pátio da Escola Municipal Plinio Mendes dos Santos recebeu uma programação artística e cultural, que contou com apresentação de capoeira com o grupo Mestre Julierme, performance do palhaço Gabinete, banda da própria escola, grupo de dança do programa Mais Educação e, para encerrar o evento, a dupla campo-grandense Keuller e Kauan animou o público presente com interpretações da música sertaneja.
Os estudantes aprovaram a iniciativa. “Fiquei super feliz quando soube da festa hoje. Há uma semana me programei com as amigas para vir. Faz falta eventos como esse para que a gente possa se divertir. Vamos prestigiar e mostrar que merecemos essa festa para quem sabe ela entrar no calendário da cidade”, disse a estudante de 13 anos, Bianca Ramos, que mora no bairro Leblon.
O jovem Willian Aguiar, de 17 anos, concorda com Bianca. “Não sei por que até agora o poder público não havia realizado a festa do dia do Estudante. A gente participa quando tem. Hoje estamos mostrando isso com a quantidade de jovens aqui presentes. Se tem a gente vai. Estou feliz em estar aqui”, comemora o estudante, que reside no bairro Guanandy.
A festa que celebrou o Dia do Estudante contou com a presença do secretário municipal de Educação, José Chadid; da diretora-presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande (Agereg), Ritva Cecilia de Queiroz Garcia Vieira; além de representantes da União Sul-mato-grossense dos Estudantes – USMES, dos DCEs (Diretório Central de Estudantes) e demais movimentos estudantis.
Fonte/Autor: Eliza Moreira DRT 106/MS
Nenhum comentário:
Postar um comentário