Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Centenas de pessoas foram atendidas em mutirões de saúde no último sábado

Centenas de pessoas foram atendidas em mutirões de saúde no último sábado

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria de Saúde Pública (Sesau) realizou no sábado, mais uma etapa do mutirão de atendimento nas especialidades médicas. Dessa vez, as consultas foram realizadas em dois locais: no Centro de Especialidades Municipal (CEM), onde foi realizado os mutirões de Endocrinologia e Oftalmologia, e no Hospital São Julião onde os pacientes receberam tratamento para glaucoma.

Por meio do projeto "Fila Zero”, idealizado pelo prefeito Alcides Bernal, que foi implementado com o intuito de atender aqueles pacientes que aguardam há muito tempo por atendimento médico especialista, cerca de 500 pessoas foram atendidas nos mutirões neste final de semana.

No CEM, 22 médicos atenderam o mais de 400 pacientes neste sábado. O mutirão de endocrinologista contou com a participação de 19 profissionais para os 320 pacientes agendados via Sistema de Regulação de Vagas (Sisreg). Para as consultas, os pacientes realizaram novos exames.

Neste sábado, foram atendidos os pacientes que sofrem de hipotiroidismo (diminuição da disponibilidade da produção do hormônio da tireóide). Em alguns casos, pacientes aguardavam há mais de três anos por uma consulta, como é o caso de Marilza Lopes Vargas, 53 anos. A dona de casa disse ter perdido a esperança de ser atendida e já nem se lembrava mais que tinha tireóide. “Eu já nem lembrava mais que tinha essa doença, do tanto tempo que esperei por atendimento e nada. Quando recebi a ligação, até achei que era trote,” disse Vargas.

A doméstica Regiane Maria Siqueira Pereira, 60 anos, estava na fila há mais de um ano, quando foi avisada de que aconteceria o mutirão. Os mais de 300 pacientes atendidos estavam com todos os exames atualizados em mãos. Antes da consulta, os pacientes refizeram os exames necessários para um diagnostico preciso. Os pacientes que necessitam de acompanhamento, vão fazer os atendimentos no CEM e nas unidades de saúde.

Ainda no CEM, três oftalmologistas atenderam os primeiros pacientes agendados via Sisreg. Como é uma especialidade de grande demanda, os mutirões de oftalmologia vão acontecer com mais freqüência, segundo a médica coordenadora do Mutirão de Especialidades, Ana Carolina Guimarães.

A aposentada Marlene Batista, elogiava a iniciativa do prefeito Alcides Bernal, enquanto aguardava o atendimento. “Nunca houve um atendimento nesse sentido voltado para as pessoas, a saúde está melhorando a cada dia”, comentou o filho da aposentada.

Lions – O mutirão de oftalmologia contou com a parceira do Lions Clube de Campo Grande – Cidade Morena. De acordo com a presidente Eloisa Helena Vanderlei Maciel, a instituição tem um programa mundial voltado aos olhos. “O Lions é muito preocupado com a visão, nós trabalhos para que as pessoas possam enxergar melhor”, falou Eloisa. A entidade recebeu mais de 100 mil óculos de graus usados, com ótimo estado de conservação para doação. “Dependendo dareceita, os pacientes já saem daqui com os óculos prontos”, finalizou.  Quem quiser saber mais sobre a doação pode entrar em contato com a Valdelice pelo telefone 9213-8520.

A dona de casa Maria Miguel da Silva, que acompanhava o marido para atendimento com oftalmologista, falou do serviço no CEM. “Enquanto no sábado a maioria descansa, esses profissionais atendem a gente com um sorriso no rosto, sinceramente não esperava por isso”, elogiou.

Glaucoma – No Hospital São Julião, 70 pacientes diagnosticados com glaucoma foram atendidos por três médicos especialistas da rede. Os pacientes realizaram exames e, conforme a necessidade, já saíram com os medicamentos receitados para três meses. Como é o caso do aposentado Paulo Salvador Reis que, após longa espera por atendimento na saúde pública, saiu do consultório com os colírios para três meses de tratamento. “Só aqui já economizamos mais de R$ 500 reais em medicamentos, é uma economia muito grande pra nós”, comentou Maria José, esposa de Paulo.

Dona Maria José faz questão de ressaltar o trabalho do prefeito Alcides Bernal na saúde de Campo Grande, “Valeu a pena acordar cedo hoje, fomos muito bem recebidos e atendidos aqui. A equipe do prefeito está de parabéns, além do atendimento com o médico, meu marido saiu daqui com os medicamentos”.

O secretário da Saúde de Campo Grande, Ivandro Fonseca acompanha de perto os mutirões. “Por determinação do prefeito Alcides Bernal, estamos acompanhando de perto os mutirões, ninguém aqui está desastitido”, finalizou.

Confira a programação:

06 de julho - Mutirão de Oftalmologia
13 de julho – Mutirão de Endócrinologia e Oftalmologia
20 de julho - Mutirão de Oftalmologia Geral
10 de agosto - Mutirão de Endócrino e Oftalmologia Geral
24 de agosto - Mutirão de Psiquiatria e Oftalmologia
14 de setembro – Mutirão Neurologia Adulto e Infantil e Oftalmologia.

 
Fonte/Autor: Daiane Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário