Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

População aprova projeto do Instituto Mirim e realiza doações de livros neste sábado

O funcionário público Edson de Pinho, de 57 anos, saiu do bairro Tiradentes, onde reside, para levar dezenas de livros de leitura até a Praça Ary Coelho, no centro de Campo Grande. O nobre gesto vai beneficiar mais de 1 mil adolescentes do Instituto Mirim de Campo Grande (IMCG). Como parte do projeto “Livro, abrace essa ideia”, alunos e funcionários da instituição organizaram a primeira Feira do Livro, que durante todo o sábado (15) permanecerá na praça para receber as doações. 

Pinho disse que não teve dúvida do destino de seus livros quando ficou sabendo da feira. “Eu ajunto muitos livros em casa, por causa dos filhos e dos netos. Fiquei sabendo da feira aqui na Praça e achei a iniciativa muito rica e me programei para trazer. É uma honra participar de um projeto como este, que incentiva os jovens ao hábito da leitura. Sabemos que hoje, com o uso da internet, a leitura em livros impressos perdeu um pouco o valor e acho isso muito triste”, disse o doador.

A aluna do IMCG, Ana Paula Leão, de 15 anos, concorda com Edson, mas disse que não abre mão de ler ao menos uma obra literária por mês. “Embora a internet tenha tomado um pouco do lugar dos livros, eu dou prioridade por fazer minha leitura. Gosto de me envolver nas histórias, e quando o livro é bom a gente não vê a hora de terminar para saber do final”, conta a adolescente, moradora do bairro Tijuca I.

Já a colega de Ana Paula, a aluna do Instituto Mirim Panela Estival, de 15 anos, disse que seu ingresso na instituição lhe deu a motivação que precisava para resgatar a vontade de ler. “Na escola a gente tem aula de literatura e precisa ler os livros indicados. Mas no curso do Instituto Mirim, as oficinas de leitura acontecem de maneira diferente. A gente sente vontade de ler e se envolve de uma maneira diferente. O curso me devolveu essa vontade e toda vez que a gente chega na sala da leitura fica curioso para ver o que tem de novidade”, relatou a adolescente, moradora do bairro São Conrado.

Atualmente, o acervo da sala de leitura do IMCG possui cerca de 200 obras literárias. O objetivo da feira do livro é aumentar esse número para garantir a variedade aos alunos, que duas vezes na semana têm aula de leitura e também favorecer o adolescente no sentido de ampliar o seu conhecimento linguístico e cultural. A professora da Oficina de Leitura do Instituto Mirim de Campo Grande, Renata Aparecida Santana explica que as aulas de leitura inspiram os futuros Trabalhadores Mirins ao cuidado e manuseio do livro e à reflexão da importância da Leitura. “A leitura é uma forma de percepção e não se reduz somente ao texto, mas também à realidade. Cada obra literária que a gente trabalha acaba se transformando em uma peça de teatro. Existe a pesquisa da vestimenta daquela época, da linguagem. É sem dúvida uma oportunidade valiosa de enriquecer também o vocabulário desses jovens”. 

Renata ressaltou a importância da participação da sociedade nesta ação que acontece até às 17 horas na Praça Ary Coelho. “Muitas vezes a gente tem livros que ficam sem uso em caixas e que poderiam estar sendo útil para outras pessoas. O ato da pessoa repassar um livro que já leu e não precisa mais é sem dúvida um nobre gesto de solidariedade e a contribuição para com a geração futura”. 

Uma série de atrações culturais como apresentações de música, dança e teatro está programada para acontecer durante toda a manhã e tarde de hoje na Praça Ary Coelho. Quem tiver interesse em colaborar com o projeto pode levar sua doação e depositar em uma das caixas espalhadas por todo o local. 

“Livro, abrace essa ideia” 


O projeto, que teve início do mês de maio, surgiu da necessidade de fomentar a prática da leitura. E, também, de incentivar os Mirins ao hábito de ler e refletir sobre questões pertinentes ao trabalho. A primeira-dama do Município de Campo Grande, presidente de honra do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), Mirian Gonçalves realizou então a doação de uma série de livros ao Instituto Mirim, dando início aos demais projetos de arrecadação para a instituição. 

Serviço

Feira do Livro do Instituto Mirim de Campo Grande
Data: 15-06-13
Local: Praça Ary Coelho
Horário: 8h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário