Páginas

terça-feira, 25 de junho de 2013

Funsat inicia aulas para trabalhadores selecionados nos cursos do PlanTeQ 2013

 Fundação Social do Trabalho fez ontem (24), na sede do Colégio Latino Americano, a abertura oficial dos cursos de qualificação profissional direcionados do PlanTeq 2013, com a parceria da Incubadora Mário Covas e da Abrasel. Participaram do evento o diretor-presidente da Funsat, Aldo Donizete, a titular da Sedesc, Dharleng Campo de Oliveira, representando o prefeito Alcides Bernal e a coordenadora de Qualificação Profissional da Funsat, Márcia Ledesma, além de alunos e professores.

O Planteq 2013 tem como meta qualificar 184 trabalhadores com os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e Ministério do Trabalho e Emprego, em contrapartida da Prefeitura de Campo Grande. “Sabemos o quanto é importante para os trabalhadores ter estabilidade. A qualificação é mais uma etapa a ser conquistada para atender a crescente demanda por profissionais mais preparados”, comentou o diretor-presidente da Funsat, Aldo Donizete.

Edilene de Oliveira está matriculada no curso de auxiliar administrativo e financeiro, e seu último emprego com carteira assinada foi 2009. “ Quero trabalhar registrada, gosto muito de cálculos, quero fazer administração e, até lá, preciso voltar a ter um salário fixo e, o curso vai ajudar muito”, explica.

Já Arnaldo Amarilla de Andrade, ex-bancário, está buscando na qualificação, atualizar-se para conseguir uma nova chance de emprego. “Estou procurando um novo emprego, por conta da idade fica mais difícil. Então, preciso me atualizar para conseguir uma nova chance”, revela.

Beneficiários


De acordo com a Coordenadora da qualificação social e profissional da Funsat, Márcia Ledesma, a seleção para os cursos seguiu as exigências do Plano territorial de Qualificação – Planteq. “Os trabalhadores selecionados nos cursos do Planteq são pessoas maiores de 18 anos, em situação de desempregado com renda familiar mensal, máxima por pessoa, de até 01(hum) salário mínimo e meio. Além de promover a inserção do trabalhador no Mundo do Trabalho, a qualificação tem a finalidade melhorar o perfil desse trabalhador “, declara.

Cursos

Os trabalhadores terão aulas em cursos com carga horária média de 200 horas, distribuídas 80% de conteúdos específicos e 20% de conteúdos básicos, estes abrangendo elevação do nível escolar, aspectos de cidadania, ética profissional, legislação, meio ambiente, gênero e etnia.

A qualificação contempla os setores de Serviço, Comércio, Indústria do vestuário, Construção Civil e alimentação qualificando os trabalhadores em cursos de : Auxiliar Administrativo e Financeiro, Auxiliar Administrativo e de RH, Auxiliar de Cozinha, Costura Industrial Nível Básico e Eletricista Instalador Predial.

Certificação - Receberá a certificação de Qualificação Profissional pela Funsat e Plano Nacional de Qualificação – PNQ, os trabalhadores que apresentaram 75% de frequência às ações e aproveitamento dentro dos critérios estipulados pelo programa.

Fonte/Autor: Nancy Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário