Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Com mensagem de prevenção às drogas, Proerd forma mais 670 estudantes



Pelo menos 55 milhões de estudantes em todo o mundo já passaram pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), iniciado nos Estados Unidos, onde leva o nome de Drug Abuse Resistance Education/Dare” e desenvolvido em 58 países. Nesta tarde (27), foi a vez de mais 670 alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme). Receberam o certificado de conclusão do curso, ministrado pela Polícia Militar (PM), os estudantes do 5º ano das escolas municipais: Nazira Anache, Maestro João Correa Ribeiro, Irmã Edith Coelho Neto, Vanderlei Roda de Oliveira, Professor João Candido de Souza e Virgílio Alves de Campos.

O objetivo primordial do Proerd é prevenir o uso de drogas entre os jovens. O projeto é aplicado para cerca de oito mil estudantes da Rede Municipal de Ensino (Reme) por semestre, por meio de doze lições, aplicadas uma vez por semana aos alunos do ensino fundamental. As aulas são ministradas por policiais militares treinados para a atividade, e buscam estimular as habilidades das crianças para resistir às pressões ao uso de drogas.

A dinâmica do programa é bem diversificada. Durante o tempo em que esses alunos estão no projeto, é utilizado um linguajar adequado à idade deles, com temas específicos próprios à compreensão e às necessidades dessa faixa de idade. Presente à solenidade de formatura hoje, realizada no pátio da Escola Nazira Anache, a doméstica Keila Branco Coimbra, de 27 anos, mãe da pré-adolescente Jenifer Coimbra Diniz, de nove anos, disse que o programa permite melhor compreensão por parte de sua única filha. “É claro que a gente tem medo dos filhos se envolverem em grupos errados e orienta dentro de casa. Eu explico porque é perigoso fazer o uso das drogas e as consequências disso. Mas sabemos que nessa idade as pessoas de fora têm grande influência sobre os adolescentes. Para mim o Proerd funciona assim. Os policiais relatam os casos e o resultado do que um simples experimentar das drogas acaba fazendo na vida da pessoa e, aí, acaba assustando mais e eles preferem ficar longe disso”, enfatizou a moradora do Jardim Columbia.

Jenifer concorda com a mãe. “Durante o curso do Proerd, eu aprendi o que as drogas acabam fazendo com o nosso corpo. E, também, entendi que as pessoas de má fé nos procuram pra deixar a gente viciado e tirar proveito dessa dependência”, declarou a jovem estudante do 5º ano da Escola Municipal Irmã Edith Coelho Neto.

Desde a sua implantação na Reme, o Proerd já formou mais de 140 mil alunos. Apenas neste semestre, aproximadamente três mil estudantes de 27 escolas municipais estão inseridos no programa de prevenção às drogas.

Nesta sexta-feira (28), mais 547 alunos, desta vez das escolas municipais Carlos Vilhalva Cristaldo, Santos Dumont, João Evangelista Vieira de Almeida, Coronel Sebastião Lima, Professor Nagib Raslan e Professor Fauze Scaff Gattass Filho irão participar da formatura do Proerd. A solenidade acontece às 14h30, na E. M. Carlos Vilhalva Cristaldo, no bairro Jardim Aeroporto.

E, para finalizar a formatura dos alunos da Reme deste primeiro semestre de 2013, na terça-feira (2 de julho) será a vez dos alunos das escolas municipais João Nepomuceno, José Valentin, Marina Couto Fortes, Brígida Ferraz Fóss e Tertuliano Meireles receberem o certificado. A cerimônia acontece também às 14h30, na E. M. Tertuliano Meireles, no bairro Caiçara.

A cerimônia de formatura realizada nesta manhã teve a presença do secretário Municipal de Educação, José Chadid, do coordenador estadual do Proerd, coronel Oscar Rodrigues, além dos familiares dos estudantes e professores.

Fonte/Autor: Eliza Moreira DRT 106/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário