No último sábado (15), a Juventude Morena, grupo ligado ao deputado federal Vander Loubet (PT-MS), realizou uma série de reuniões para criação de núcleos em bairros de Campo Grande.
A primeira reunião ocorreu na residência da vereadora Thaís Helena (PT) e serviu para fundar o Núcleo Juventude Morena Mulher. Na presença de 15 integrantes, Thaís Helena destacou a importância da mulher na política, tendo em vista sua maior sensibilidade junto às demandas da população e o histórico de luta pelas causas femininas. Já o coordenador geral da JM, Juliano Gogosz, que representou o pré-candidato a prefeito Vander na reunião, disse que é fundamental a juventude feminina se organizar para batalhar por novas conquistas. Lembrou do compromisso de Vander com as políticas públicas para jovens e mulheres, marca da forma petista de governar, e enfatizou que é importante trabalhar para que mais jovens e mais mulheres se filiem ao PT a fim de fortalecer essas causas.
Na reunião, a acadêmica Fabricia Campos, que cursa Enfermagem na Uniderp, foi acolhida como coordenadora do núcleo e afirmou que vai trabalhar para aumentar a participação das mulheres no grupo e na política campo-grandense.
Presença de bairros
Após a reunião com o núcleo feminino, a Juventude Morena focou sua agenda nos bairros da Capital. Ainda na companhia de Thaís Helena e com a presença do deputado Vander, o grupo realizou reuniões para criação de núcleos em quatro bairros: Buriti (duas reuniões: uma com 20 pessoas e outra com outros 80 jovens), São Conrado (25 pessoas), Bom Jardim (20 pessoas) e Aero Rancho IV (40 pessoas).
Núcleo Buriti
Núcleo Bom Jardim
Buriti Residência Dona Bety
Em cada atividade, foram escolhidos os coordenadores dos núcleos de bairro: Daniel Telles no Buriti, Tiago Oliveira Fonseca no São Conrado, Rogério Maia Dutra no Bom Jardim e Rodrigo Skolbar no Aero Rancho IV.
Nas conversas com os jovens, Vander, Thais e Juliano enfatizaram a importância de pensar e implantar políticas públicas para a juventude em Campo Grande, o que não existe atualmente no município. Juliano lembrou da criação da Secretaria Nacional da Juventude em 2010 e o deputado destacou que, no governo federal, a preocupação com a juventude se consolidou em uma série de ações desde a chegada de Lula à Presidência, em 2003.
“Foi com o PT no governo que o País passou a olhar com mais carinho para os jovens. Houve a criação de diversos programas como o ProUni [Programa Universidade para Todos], o Primeiro Emprego [Programa Nacional do Primeiro Emprego - PNPE], o Projovem [Programa Nacional de Inclusão de Jovens] e outros”, concluiu Vander.
(Éder Yanaguita – Assessoria/Deputado Vander)
Nenhum comentário:
Postar um comentário